Dicas de Saúde

Dicas para conseguir uma amamentação mais tranquila

Posição do bebê e da mãe ajudam na hora do aleitamento

Nos últimos dias aconteceu um fato que chamou a atenção para esse tema. Uma mãe que foi proibida de amamentar em um local público. Esse fato só nos mostra que há ainda um longo caminho a percorrer com o objetivo de tornar nossas crianças mais saudáveis através do aleitamento materno. 

Sou defensora do aleitamento materno não apenas como médica ginecologista e obstetra, mas como mãe do Pedro que está agora com quase quatro meses e só é alimentado no peito. Confesso que o primeiro mês não foi nada fácil, mesmo conhecendo o assunto na teoria e na prática com minhas pacientes. Então resolvi dividir com vocês um pouco sobre a importância do leite materno e medidas práticas para levar adiante as mamadas. 

Leia mais...

Microcefalia

O que é Microcefalia?

Microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça da pessoa é significativamente menor do que a de outros da mesma idade e sexo. Microcefalia normalmente é diagnosticada no começo da vida e é resultado do cérebro não crescer o suficiente durante a gestação ou após o nascimento.

Leia mais...

Usar protetor íntimo todos os dias faz mal à saúde?

Veja mitos e verdades

Especialista tira as principais dúvidas femininas em relação ao uso do protetor diário

O uso de protetores diários ainda gera muitas dúvidas nas mulheres. Afinal, o produto pode causar algum problema, como infecções? Para desmitificar o uso e auxiliar na escolha das mulheres, a especialista Zsuzsanna Di Bella, professora da EPM (Escola Paulista de Medicina) da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e membro Febrasgo (federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia). Veja a seguir!

Leia mais...

Sangramento na gravidez deve ser investigado em todos os casos

Independente do trimestre, sintoma é preocupante e requer avaliação médica

De um modo geral, todo sangramento vaginal durante a gestação é uma "ameaça" que traz preocupações e requer uma investigação criteriosa para identificar suas causas e orientar o eventual tratamento. As hemorragias na gravidez ocorrem em cerca de 10-15% das mulheres e podem ser classificadas em 2 grupos:

Primeira metade da gravidez

Leia mais...